Tecidos
Para determinadas festas em giras/xirê de umbanda/candomblé
No candomblé as roupas desde sempre foram mais coloridas, talvez pela "sofisticação" em relação aos orixás. Geralmente são mais alegres e mais estampadas, com cores dos orixás por exemplo.
Já na umbanda, uma simples roupa branca, já é o suficiente. Os umbandistas geralmente usam tecidos simples brancos, com o mínimo de luxo possível. Não se desfazendo da humildade dos filhos de candomblé, mas os umbandistas tem em frente essa humildade em geral, todos iguais a todos.
Candomblé: em xirês comuns, dependendo da ocasião específica, a de cor de que seu orixá se veste, como o dourado de Osun, predomina nas roupas de seus filhos. Algumas casas de candomblé não abrem mão do bom e velho branco. (pano de costa, de cabeça, a saia se for feminino, e a bata se for masculino, variam de cor).
Umbanda: Em todas as ocasiões seus filhos utilizam o branco, apenas em algumas casas, são permitidos o uso de roupas coloridas, isso após o batismo, etc. Com as mesmas peças utilizadas em xirês (cultos de candomblé), as cores são sempre as mesmas (branco).